sábado, 24 de março de 2012
domingo, 18 de março de 2012
Verificação Desgaste
Assegure que o paquímetro esteja posicionado corretamente a fim de evitar erros na avaliação do desgaste.
Os erros mais comuns neste método são:
» Paquímetro em ângulo errado à linha central da bucha - o paquímetro deve estar perpendicular à linha central do centro da bucha;
» Sobre-aperto das pontas do paquímetro pode deformá-las e conduzir a uma medida incorreta (leitura undersize);
» O paquímetro deve mensurar pontos diferentes sobre o diâmetro máximo da bucha que está sendo medida, caso contrário a leitura será imprecisa. Este erro é típico quando há um espaço insuficiente entre a bucha e a sapata para permitir a passagem do paquímetro.
Em tais situações a sapata deve ser removida antes de fazer a medida.
Cabine
Cabine
O que Verificar? | O que fazer? | Porque fazer? | Como fazer? | Como fazer para corrigir? |
Dobradiças, fechadura do teto da cabine | Inspecionar componentes | Para garantir a perfeita abertura e fechamento do capô | Inspecão visual e manual | Substituir as dobradiças e fechadura do teto da cabine quando necessário. |
Filtros da cabine | Verificar as condições dos filtros | Para garantir o bem estar do operador e a conservação do sistema de A/C | Inspeção visual | Substituir quando necessário |
Mangueiras | Verificar quanto a vazamentos e atritos | Para garantir o perfeito funcionamento dos sistemas de A/C e ar quente. | Inspeção visual | Substituir quando necessário |
Vedação das portas | Verificar as condições das borrachas e vedações. | Para garantir a perfeita vedação da cabine | Inspeção visual | Substituir quando necessário |
Limpador do pára-brisas | Verificar as condições dos braços e palhetas | Para manter o sistema do limpador do pára-brisa em funcionamento | Inspeção visual | Substituir quando necessário |
Proteção do pára-brisas | Instalar a proteção | Para evitar a quebra do limpador e danos no pára-brisa. | Instalar a proteção no suporte do braço cortador de pontas. | Soldar conforme procedimento IT.XXX.YYY |
Vidros | Verificar trincas e ranhuras | Para garantir uma boa visibilidade e segurança do operador | Inspeção visual | Substituir quando for necessário |
Alavancas de comando (Joystick, acelerador e avanço) | Verificar folga das alavancas e terminais dos cabos | Para garantir o alinhamento das alavancas e a segurança na operação. | Inspeção visual e manual. | 1.Remover os 4 parafusos Allen de fixação do suporte das alavancas; 2. Remover os terminais fixados nos cabos, substituir e efetuar a montagem; 3. Fazer a regulagem do avanço. |
Retrovisor | Verificar as condições dos suportes de fixação dos retrovisores | Para garantir a segurança na operação. | Inspeção visual | Substituir quando for necessário |
Estintores de incêndio | Verificar a data de vencimento e a condição da carga | Para garantir a segurança contra incêndio | Inspeção visual | Substituir ou recarregar |
Divisores de Linha
Divisores de Linha
O que Verificar? | O que fazer? | Porque fazer? | Como fazer? | Como fazer para corrigir? |
Estrutura do divisor de linha (Chassi, sapata móvel) | Verificar trincas em toda estrutura | Para corrigir as trincas | Inspeção visual | Soldar conforme procedimento de soldagem. |
Abertura entre os divisores de linha (Direito e esquerdo) | Medir a distância entre as pontas (Padrão + - 1500 mm). | Para garantir uma melhor operação | Medir com uma trena | 1.Remover as porcas de trava dos pinos; 2. Retirar os pinos e substituir buchas e pinos. 3. Montar pinos e porcas (Torque Conforme Tabela) |
Mancais e rolamentos | Verificar folga do rolamento e no alojamento do mancal | Para evitar aquebra do conjunto. | Inspeção visual e manual. | 1.Remover o suporte superior do motor e retirar o pirulito; 2. Remover os parafusos do mancal e rolamento. 3. Substituir mancal e rolamento se necessário |
Pinos e buchas dos suportes do divisor linha (Superior e Inferior) | Verificar folga e desgaste de pinos e buchas | Para evitar quebra do conjunto das sapatas | Inspeção visual e manual. | 1.Remover as porcas, pinos e buchas; 2. Substituir buchas e pinos. 3. Montar pinos e porcas (Torque Conforme Tabela) |
Revestimentos dos "Pirulitos" (Rolos Espiral e sapatas) | Verificar desgaste | Evitar desgaste | Inspeção visual | Soldar conforme procedimento de soldagem. |
Braço e Cortador de Pontas
Braço e Cortador de Pontas
O que Verificar? | O que fazer? | Porque fazer? | Como verificar? | Como fazer para corrigir? |
Verificar estrutura do cortador de pontas | Verificar trincas em toda estrutura | Para corrigir as trincas | Inspeção visual | Soldar conforme procedimento de soldagem. |
Verificar desgaste das facas | Substituir quando estiver sem corte | Para melhorar a eficiência do cortador | Inspeção visual | 1. Soltar os parafusos 2. Substituir as facas 3. Reapertar os parafusos (Torque Conforme Tabela) |
Folga excessiva no tambor do topper (Vibração) | Retirar a folga excessiva | Diminuir a vibração do tambor e a quebra de facas | Manualmente | Substituir rolamento do eixo do motor hidráulico: 1. Desmontar o conjunto do tambor do topper; 2. Retirar o motor hidráulico do conjunto; 3. Lavar o motor hidráulico; 4. Retirar a trava do motor hidráulico; 5. Sacar o eixo, o rolamento e o retentor; 6. In |
Folga de pinos e buchas | Substituir quando estiver com folga | Para eliminar folga ecessiva no braço do cortador de pontas | Manualmente | 1.Remover as porcas, pinos e buchas; 2. Substituir buchas e pinos. 3. Montar pinos e porcas (Torque Conforme Tabela) |
Raspador dos coletores | Reforço do braço do cortador de pontas | Para melhorar a eficiência do cortador e evitar a quebra do suporte | Inspeção visual | Soldar conforme procedimento de soldagem. |
Acumulador de nitrogênio | Verificar a carga de nitrogênio | Para garantir o funcionamento do sistema de amortecimento da suspenção. | Utilizar manômetro | Recarregar com gás nitrogênio com 750 psi ou a 1000 psi quando possuir CACB - Obs.: CACB - Controle Automático do Corte de Base |
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